MENU
No Brasil a legislação que regula os Sistemas de Detecção e Combate a Incêndio dos estados, tem se tornado cada dia mais rígida, com atualizações constantes.
Por aqui cada estado tem sua legislação de forma independente e o Corpo de Bombeiros de cada estado é o responsável pela aprovação dos projetos ; vistoria e emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
No estado de São Paulo está em vigor o Decreto Nº 63.911, de 10 de dezembro de 2018 que somado às Instruções Técnicas (IT’s) do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a ABNT – NBR (Associação Brasileira de Normas Técnicas) regula as Instalações dos Sistemas de Incêndio.
Nos casos onde não há normas nacionais, podemos utilizar as normas internacionais, principalmente a NFPA (National Fire Protections Associaton) que é mundialmente utilizada.
A legislação pode ser consultada no site www.corpodebombeiros.sp.gov.br; www.nfpa.org e www.abnt.org.br
Fazem parte do Sistema de Detecção e Combate a Incêndio ou PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndio) os seguintes sistemas:
Sistemas de Sprinklers:
- Sistema de Sprinklers de Tubo Molhado – Sendo este mais comum
- Sistema de Sprinklers de Ação Prévia
- Sistema de Sprinklers de Dilúvio
- Sistema de Sprinklers de Tubo Seco
- Sistema de Sprinklers de Tubo Seco e Ação Prévia
- Sistema de Sprinklers de Supressão por Espuma
Os Sprinklers são especificados basicamente de acordo com cada Edificação e sua ocupação podendo ser utilizados os seguintes:
- Sprinkler Pendente
- Sprinkler Upright
- Sprinkler ESFR Early Supression Fast Response – Muito Utilizado em Galpão Logístico
- Sprinkler Dry (Seco) – Utilizado em locais onde há congelamento
- Sprinkler Extra-Large Orificie – ELO (Grande Orifício)
- Sprinkler Sidewall
- Sprinkler Concealed (Embutido)
Sistemas de Hidrantes:
É um sistema fixo de combate a incêndio que é acionado manualmente e proporciona uma vazão de água calculada para cada sistema.
O AVCB AGORA executa estes sistemas utilizando o método Ranhurado (Grooved) que elimina a necessidade de quaisquer soldas além de proporcionar maior velocidade e menor custo na instalação e com qualidade superior , pois os materiais utilizados neste sistema possuem as Certificações Internacionais UL e FM.
Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio:
É um sistema constituído por equipamentos elétricos e eletrônicos, basicamente uma Central de Alarme de Incêndio onde estão conectados os Botões de Alarme e diversos Sensores de incêndio distribuídos pela Edificação.